A importância dos exercícios de adaptação na prática do LPO.




"A importância dos exercícios de adaptação na prática do LPO no Crosstraining "


Muito mais que uma modinha, a prática do crosstraing virou um grande esporte pelo simples fato de trazer benefícios que mudam o dia a dia do praticante.


Com o objetivo de potencializar a performance do praticante ou atleta, o Crosstraining melhora o condicionamento físico através do cruzamento de diversas atividades e exercícios. Diferente da musculação tradicional, que procura trabalhar cada músculo isolado, o crosstraing procura exercitar o corpo todo focando seus benefícios na melhora da qualidade de vida do atleta.



CrossBox

O Crosstraing divide os treinos em 3 temáticas: Condicionamento metabólico, Ginástica, Weightlifting.


Dentro Weightlifting, existe uma modalidade que sou completamente apaixonada, pela dificuldade e evolução que gera ao atleta, estou falando de Levantamento de peso olímpico, ou LPO.


Não existe um registro certo, mas desde sempre o homem procurou testar e entender até onde vai a sua resistência, a sua força. Essa prática surgiu dessa forma e foi sendo profissionalizada através do tempo, tendo a sua primeira participação oficial como esporte nas olimpíadas da Grécia antiga.


A prática de LPO, muito além da força, exige do praticante muito treino de técnica e resistência.

Ele é dividido basicamente em duas modalidades, o arranco e o arremesso.



CrossBox

O arranco ou Snatch, tem como principal objetivo erguer o peso com um único movimento até acima da cabeça com os braços totalmente estendidos.

A finalização do movimento acontece com um agachamento que irá segurar a barra e peso acima da cabeça, mesmo com uma carga de peso esse movimento precisa ser muito consistente para se executar um bom Snatch, além da força é preciso ter muita mobilidade.



Já o arremesso ou "Clean and Jerk", é dividido em dois momentos, no primeiro a barra sai do chão até o peito, e no segundo momento os braços são completamente estendidos acima da cabeça. Nos dois casos, a puxada da barra é um dos momentos mais importantes do movimento, é aqui que a carga é inserida no movimento.


Todo novo praticante de LPO, precisa dedicar um bom tempo aos exercícios de mobilidade, antes de aquecer o corpo para a prática, ele procura aumentar a consciência corporal. Entendendo que o músculo funciona como um grande elástico, ele precisa de um bom trabalho educativo para que o movimento seja executado da melhor forma possível, potencializando a força da forma correta, sem lesionar o atleta, permitindo a sua evolução constante.


O fortalecimento da técnica vai ser essencial para a formação de uma boa base necessária para a prática de LPO, sem ela podem ocorrer lesões musculares nas articulações ou a não evolução da carga na prática dos exercícios, por isso é sempre importante dar a atenção devida ao Coach, as adaptações necessárias para que consiga ter um fortalecimento correto.



CrossBox

<