A importância dos exercícios de adaptação na prática do LPO.




"A importância dos exercícios de adaptação na prática do LPO no Crosstraining "


Muito mais que uma modinha, a prática do crosstraing virou um grande esporte pelo simples fato de trazer benefícios que mudam o dia a dia do praticante.


Com o objetivo de potencializar a performance do praticante ou atleta, o Crosstraining melhora o condicionamento físico através do cruzamento de diversas atividades e exercícios. Diferente da musculação tradicional, que procura trabalhar cada músculo isolado, o crosstraing procura exercitar o corpo todo focando seus benefícios na melhora da qualidade de vida do atleta.



CrossBox

O Crosstraing divide os treinos em 3 temáticas: Condicionamento metabólico, Ginástica, Weightlifting.


Dentro Weightlifting, existe uma modalidade que sou completamente apaixonada, pela dificuldade e evolução que gera ao atleta, estou falando de Levantamento de peso olímpico, ou LPO.


Não existe um registro certo, mas desde sempre o homem procurou testar e entender até onde vai a sua resistência, a sua força. Essa prática surgiu dessa forma e foi sendo profissionalizada através do tempo, tendo a sua primeira participação oficial como esporte nas olimpíadas da Grécia antiga.


A prática de LPO, muito além da força, exige do praticante muito treino de técnica e resistência.

Ele é dividido basicamente em duas modalidades, o arranco e o arremesso.



CrossBox

O arranco ou Snatch, tem como principal objetivo erguer o peso com um único movimento até acima da cabeça com os braços totalmente estendidos.

A finalização do movimento acontece com um agachamento que irá segurar a barra e peso acima da cabeça, mesmo com uma carga de peso esse movimento precisa ser muito consistente para se executar um bom Snatch, além da força é preciso ter muita mobilidade.



Já o arremesso ou "Clean and Jerk", é dividido em dois momentos, no primeiro a barra sai do chão até o peito, e no segundo momento os braços são completamente estendidos acima da cabeça. Nos dois casos, a puxada da barra é um dos momentos mais importantes do movimento, é aqui que a carga é inserida no movimento.


Todo novo praticante de LPO, precisa dedicar um bom tempo aos exercícios de mobilidade, antes de aquecer o corpo para a prática, ele procura aumentar a consciência corporal. Entendendo que o músculo funciona como um grande elástico, ele precisa de um bom trabalho educativo para que o movimento seja executado da melhor forma possível, potencializando a força da forma correta, sem lesionar o atleta, permitindo a sua evolução constante.


O fortalecimento da técnica vai ser essencial para a formação de uma boa base necessária para a prática de LPO, sem ela podem ocorrer lesões musculares nas articulações ou a não evolução da carga na prática dos exercícios, por isso é sempre importante dar a atenção devida ao Coach, as adaptações necessárias para que consiga ter um fortalecimento correto.



CrossBox

O que tenho notado hoje em dia, é uma carga extra de ansiedade dos meus alunos, uma necessidade em colocar carga e começar a praticar a atividade, sem ter uma base mínima formada.


Toda etapa inicial é necessária para que ocorra uma evolução maior. Isso incluí o fortalecimento da base técnica que pode ser feita com um bastão de madeira, uma barra olímpica, inicialmente sem carga, após essa base fortalecida vamos inserindo aos poucos a carga. É importante que cada fase seja respeitada. O objetivo do Coach é garantir a evolução do atleta evitando ao máximo um afastamento do atleta por lesão.


Para a correta prática de LPO, é necessário construir uma planilha de treinos que irá fortalecer os músculos auxiliares que fazem parte da evolução da técnicas de resistência, força e mobilidade. Exercícios como Push Press, Clean ou o Overhead Squat ajudam a formar uma ótima base para a execução do arremesso ou arranco.


Pratique sempre, cada novo dia de treino vai te fazer chegar mais perto de uma prática consistente de LPO e dos benefícios alcançados .


Trabalho duro e muita disciplina se faz necessário sempre.


Beijos de luz da sua Coach By.


Faça parte do nosso time, clique aqui: http://www.crossboxbrasil.com/cadastre-se







Matéria escrita por Angélica Vieira Vaz (Coach Box Itália)