Entrevista com o nutricionista Fernando Macedo

A CrossBox além de preparar uma programação de treinos pensando no seu melhor rendimento, também pensamos na sua alimentação e por isso temos uma parceria com o Nutricionista pós graduado em nutrição humana, Fernando Macedo Cembranel (CRN 1247). Formado em nutrição pela Univali e pós graduado em nutrição humana pela Unochapecó, Fernando atua de forma presencial e online, auxiliando na saúde, alimentação e desempenho.

Fernando M. Cembranel (CRN 1247)

Conversamos com o Fernando esta semana para sanarmos algumas dúvidas frequentes nos praticantes do Cross Training. Abaixo leia esta pequena entrevista com o nutricionista parceiro da CrossBox e tire algumas dúvidas!

 

Qual o seu nome e sua formação?

Sou o Fernando Macedo Cembranel, graduado em nutrição pela UNIVALI e pós graduado em nutrição humana pela UNOCHAPECÓ.


Qual a importância de procurar um nutricionista quando se faz uma atividade física?

O papel do nutricionista é fundamental na elaboração de um planejamento alimentar que supra as necessidades nutricionais para você treinar e manter a sua saúde em dia. Além disso é fundamental uma relação positiva com o alimento e isso se consegue com uma conduta dietoterápica personalizada sempre respeitando o seu paladar e a sua rotina de horários.

O suporte do nutricionista vai muito além das metas de emagrecimento ou hipertrofia. Nutrição é bem estar saúde e desempenho tudo em equilíbrio.


Quem faz atividade física, necessariamente, precisa recorrer ao suplemento?

Com uma alimentação equilibrada é possível ingerir todos os nutrientes necessários para a realização de qualquer prática esportiva, porém os suplementos alimentares podem facilitar a sua ingestão diária de nutrientes, principalmente diante de uma rotina muito corrida, onde o tempo para as refeições é escasso.

Sendo assim a necessidade de uma suplementação deve ser avaliada individualmente, levando em consideração aspectos como o custo benefício, rotina, paladar e as metas pessoais.


Quanto a alimentação antes ou depois dos treinos, o que você orienta? Por quê?

As refeições pré treino tem objetivo de garantir o aporte de nutrientes para um bom desempenho físico, neste contexto a ingestão de carboidratos é fundamental. Porém de nada vale você se empanturrar muito próximo ao horário do treino. Esta refeição não será digerida e os nutrientes disponibilizados a tempo. Sendo assim temos que levar em consideração o tempo disponível.

Duas horas antes do treino você pode fazer uma refeição completa com proteínas mais carboidratos variados. Ex: ovos, aveia, granola, batata doce, frutas e pão.

Trinta minutos antes do treino a refeição deve ser frutas e cereais, para a rápida absorção. Ex: frutas, aveia e mel.

No pós treino a refeição completa é fundamental, sem atribuir maior importância a proteínas ou carboidratos. As proteínas possuem papel fundamental na constrição muscular, porém só funcionam adequadamente neste metabolismo de construção com um aporte adequado de carboidratos. Não foque apenas na ingestão de proteínas, os carboidratos também vão repor as reservas de glicogênio muscular e hepático, que são determinantes diretos do seu desempenho físico e recuperação muscular.

Sendo assim uma refeição com proteínas, carboidratos e gorduras deve ser realizada independente do horário, não tenham medo de comer a noite. Sirva-se de carnes, ovos, arroz, aipim, batata, macarrão e legumes com a melhor variedade possível e sempre com bom senso.


Os planos alimentares da CrossBox (1500 e 2000kcal) são indicados para que pessoas? Qual a diferença entre eles?

Estes planos alimentares seguem preceitos básicos de uma alimentação adequada, rica em nutrientes, variada e com opções de substituição. A grande diferença entre elas é o aporte de calorias.

Assim temos um plano alimentar com menos calorias (1500kcal/dia) para o emagrecimento e de forma geral para as pessoas menos ativas, com menor gasto calórico. Já o plano com 2000 kcal/dia pode ser utilizado para alta performance, para pessoas mais ativas, assim como para ganho de massa muscular.

Lembrando que alguns ajustes podem ser realizados individualmente para adequação nutricional e para uma melhor adesão ao plano.


Como faço para poder ter o seu acompanhamento?

Em caso de dúvidas entre em contato comigo, Fernando Macedo Cembranel através do whatsapp ou pelo instagram.

 

Para conhecer mais o trabalho do Fernando Macedo é só clicar no botão abaixo.

Para conhecer mais sobre os Planos Alimentares EXCLUSIVOS da CrossBox para acelerar os seus resultados, clique em um dos botões abaixo.


E para você que ainda não faz parte da nossa Família, encontre uma CrossBox mais perto de você, pois estamos ansiosos pela sua chegada.


CrossBox Itália (Chapecó/Sc): (49) 99200-5959