Exercícios Físicos auxiliam no Combate ao Covid-19 e Aumentam sua Imunidade


Ainda estamos em um período em que todo cuidado se faz necessário, quando falamos sobre COVID-19. Há diversos rumores, muitas “fake news” e disse-me-disse, por isso a boa dica é seguir as orientações das Instituições competentes. Mas um fato é incontestável: EXERCÍCIOS FÍSICOS AUXILIAM NO COMBATE AO COVID-19 E AUMENTAM SUA IMUNIDADE.



Não é novidade saber que os Exercícios Físicos auxiliam no combate à diversas doenças, além de auxiliar na recuperação de Pacientes que já estão com algumas enfermidades. Com os Exercícios você pode Combater o Excesso de Peso, Reduzir a Pressão Arterial, Controlar a Glicemia, Fortalecer Ossos e Articulações, Aumentar a Força e a Resistência Muscular, além de Combater o Stress, Ansiedade e Depressão, trazendo um completo Bem-estar, como afirma o Personal Trainer Carlos Bruce, em matéria feita no site TUA SAÚDE (acesse: AQUI)


Para além desses benefícios estudos apontam que a prática de Exercícios Físicos libera hormônio que pode auxiliar na prevenção da COVID-19, conhecido como Irisina. Tal hormônio possui, dentre suas diversas características, propriedades anti-inflamatórias, podendo auxiliar no aumento da imunidade e combate ao COVID-19.


Como é produzida a Irisina?


"Esse hormônio é normalmente produzido de modo endógeno durante o exercício físico contínuo. A irisina é conhecida pela função de modificação metabólica do tecido adiposo branco – que armazena triglicerídeos, lipídios, acumula gordura e pode vir a ser inflamado – tendo função similar ao tecido adiposo marrom. Esse processo favorece o gasto enérgico, o que torna a irisina um agente endógeno terapêutico para doenças metabólicas, como a obesidade. O hormônio também tem potencial propriedade anti-inflamatória." (Fonte: acesse: AQUI)


Fonte: https://renke.com.br/
Foto do Dr. Guilherme Renke

"Percebe-se que a irisina, produzida pelo músculo em resposta ao exercício físico, é uma molécula que nos traz o equilíbrio metabólico, estando em maiores níveis em pessoas mais ativas e saudáveis. Torna-se mais uma evidência do quanto o exercício físico é fundamental para a homeostasia corporal, sendo um grande aliado à manutenção da saúde, desde a prevenção da síndrome metabólica até a melhora do humor e cognição, por exemplo." Como reforça Guilherme Renke, Médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Médico do Esporte Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, em matéria sobre os benefícios da Irisina, (Veja mais AQUI)




Apesar de ainda ser uma descoberta em estudo, tais evidências reforçam a importância da dos Exercícios Físicos como práticas preventivas de saúde contra diversas doenças, incluindo a COVID-19. Dentre outros fatores, nota-se que pessoas com obesidade, sedentarismo e outras complicações, causadas pela falta de exercícios ou hábitos saudáveis, estão mais propensas a desenvolver quadros crônicos do COVID-19.


Por isso nossa recomendação é que pratiquem alguma atividade física, adotem Hábitos Saudáveis e venham fazer parte da nossa Família Crossbox, além de que sempre estejam atentos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde ao realizar seus exercícios:

Fonte: acesse AQUI


Caso tenha interesse em fazer parte da nossa família, entre em contato conosco, estaremos de máscaras, álcool em gel e de portas abertas para receber você e juntos Descobrir a sua Força. Clique AQUI para falar com nossa equipe.


Crossbox - Descubra a Sua Força!